Está pensando em trocar seu aspirador de pó? O que parece ser simples pode se tornar muito complicado, hoje em dia com centenas de modelos e marcas diferentes na internet, e espalhados em diferentes sites, é até mesmo difícil descobrir o que você gosta mais. Comparar vantagens e preços então nem se fala. O intuito desse artigo é facilitar a vida dos que buscam por um novo aspirador de pó, para que, ao conhecer os principais modelos e seus pontos fortes e fracos, você possa escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades.
Vamos ver nesse artigo quais são os tipos de aspirador mais comuns no mercado e conhecer as principais vantagens e desvantagens de cada um:
Os aspiradores de pó possuem basicamente quatro modelos mais conhecidos e vendidos no mercado: o aspirador portátil (ou de mão), o aspirador tradicional, o vertical e o aspirador robô. Vamos ver as principais diferenças entre eles:
Aspirador de mão ou Aspirador portátil: esse é o modelo mais compacto, ideal para locais pequenos. O aspirador de mão é conhecido por ser leve e de fácil limpeza do recipiente, este tipo de aspirador é muito usado para limpeza de estofados em geral e interior de automóveis. Se você possui pet em casa esse aspirador pode ser um grande aliado!
Aspirador de Pó Portátil Mais Vendido no site da Amazon:
BLACK+DECKER Aspirador de Pó e Água Bivolt/Bateria Litio 3.6V
Visite a loja da Amazon e tire suas duvidas na seção de perguntas
Aspirador tradicional: conhecemos como tradicional o modelo de aspirador apoiado no chão, com rodinhas para permitir seu deslocamento pela casa: sala, quarto, cozinha, banheiro etc. Com diferentes tamanhos e capacidades, os modelos menores costumam ser preferidos para mulheres em ambientes pequenos, por conta de sua leveza e fácil manejo em locais menores. Para esses modelos menores a desvantagem costuma ser a capacidade também reduzida, sendo necessário trocar mais vezes o recipiente.
Aspirador de Pó com Mangueira Mais Vendido no site da Amazon:
Aspirador de Água e Pó, WAP, GTW Inox 12, Prata/Preto
Visite a loja da Amazon e tire suas duvidas na seção de perguntas
Aspirador vertical: Modelo de grande sucesso nas décadas anteriores e que parece ter voltado nos anos 2000, o aspirador vertical permite fácil manipulação e é um aparelho leve, muito semelhante à utilização de uma vassoura, alguns modelos ainda permitem a separação do seu motor em uma versão menor de aspirador de mão, sendo de grande vantagem para diferentes objetivos e circunstâncias.
Aspirador Vertical Mais Vendido no site da Amazon:
Mondial AP-36 Turbo Cycle Aspirador de Pó, Vermelho/Preto
Visite a loja da Amazon e tire suas duvidas na seção de perguntas
Aspirador robô: Sem dúvida uma febre no mercado de aspiradores, o aspirador robô veio para suprir a necessidade de liberdade e economia de tempo, pois permite que o usuário apenas o carregue e programe, o resto da limpeza fica por conta do aparelho, de forma automática a limpeza é realizada e alguns modelos ainda retornam à base após a missão cumprida para se carregarem novamente. Esses modelos são bem pequenos e por isso possuem uma capacidade de armazenamento bem limitada, o que é compensado pela frequência e falta de trabalho com a limpeza por parte do usuário.
Aspirador Robô Mais Vendido no site da Amazon:
Multilaser HO041 – Aspirador de Pó Robô Varre + Aspira + Passa Pano Bivolt com 30W e Bateria Recarregável, Vermelho/Preto
Visite a loja da Amazon e tire suas duvidas na seção de perguntas
Espaço a ser aspirado/limpo
Para a escolha do seu aspirador é fundamental que você avalie o tipo de sujeira predominante em sua casa, além da quantidade e da frequência necessária para chegar ao seu ponto ótimo de limpeza. Considerando basicamente essas três variáveis, você já teria uma bela idéia do modelo que pode lhe atender melhor, passando então a ver as marcas disponíveis e seus preços.
Se você mora perto da praia, por exemplo, é importante se preocupar em ter um filtro no seu equipamento que não ficará danificado no médio/longo prazo ao aspirar pequenas quantidades de área com frequência. Verifique também se você precisará aspirar apenas sólidos, ou líquidos também, pois isso já definirá bem suas possibilidades de aspirador de pó.
Capacidade de armazenamento do produto
A capacidade é um dos principais fatores a ser considerado antes de comprar seu aspirador, como vimos no caso do aspirador de mão e nos aspiradores robô, a capacidade é reduzida, mas isso pode ser também compensado com uma frequência mais constante de utilização do equipamento, tudo depende do tipo de uso que você precisa.
É de extrema importância também considerar o tamanho da área a ser aspirada. Isso irá ajudar a definir qual o modelo mais indicado. Basta pensarmos que, para uma casa pequena, com poucos cômodos, o aspirador vertical ou robô podem ser excelentes alternativas, normalmente sua capacidade varia entre 1,5 e 3 litros, enquanto para imóveis maiores ou com maiores quantidades de poeira e detritos, um aspirador comum (tradicional) pode ser mais indicado, principalmente considerando sua capacidade maior e a opção de não ter que limpar/trocar o recipiente muitas vezes.
Portanto, não se esqueça de verificar a capacidade do produto antes de comprar, a capacidade é sempre medida em litros, outro fator importante é verificar o tipo de filtro/recipiente, alguns modelos possuem um único recipiente fixo, outros necessitam de filtros descartáveis, ou reutilizáveis, esses fatores são muito importantes e dependem do tipo de utilização que você vai dar ao aparelho.
Aspiradores com funções e itens extras.
Para os mais exigentes pode ser interessante ter um aspirador com funções extras, os aparelhos mais modernos contam com algumas opções interessantes de recursos extras. Os aspiradores que aspiram água e pó já têm por si só uma funcionalidade ampliada, em caso de acidentes é possível aspirar um líquido do fundo do seu carro, por exemplo, sem comprometer outras partes com o líquido derramado, o mesmo aspirador pode ser usado para desentupir pias e ralos, tirando todos os resíduos sólidos e líquidos presos nos canos.
Continuando com funções extras, outra função bem útil é a função “soprador”, isso mesmo, com ela você pode usar seu aspirador para encher colchões infláveis e balões ou até para acender sua churrasqueira! As possibilidades são inúmeras.
Controle remoto – Isso mesmo. Muitos aspiradores robôs têm conexão com seu smartphone, podendo ser programados e utilizados através do seu telefone, não é incrível?
Potência do produto
Para ver a potência que melhor se adequa ao seu caso uma dica é avaliar a frequência de uso do produto. Se você tem a necessidade de aspirar sua casa com muita frequência, um aspirador de pó mais potente irá facilitar o processo, economizando seu tempo. Agora, se há uma frequência pequena de utilização, um aspirador de potência mediana atenderá suas necessidades e pode ter um custo menor.
A potência é sempre é medida em watts (W) e sua relação é diretamente proporcional à sua capacidade de aspiração, portanto, quanto mais watts, maior a força de aspiração do produto.
Em contrapartida, com o aumento da potência vem o aumento do barulho, portanto, se você se incomoda com barulho dentro de casa, é melhor evitar altas potências, os números podem variar entre 600W e 1600W.
Tamanho do cabo de força
Um ponto muito importante, especialmente para quem mora em ambientes maiores, é o tamanho do cabo de força, esse ponto quase nunca é olhado pelos compradores, mas pode gerar muita dor de cabeça, você pode precisar ficar mudando o aparelho de tomada a cada cômodo, ou ter que comprar uma extensão caso seu cabo de força não tenha o tamanho suficiente para sua casa. Não estamos dizendo que esse deve ser um fator decisivo na sua escolha, mas deve ser avaliado, pois pode evitar muitos transtornos durante a utilização do seu aparelho.
Uma possibilidade é usar as versões robô e vertical, que não dependem do cabo de força durante o uso. Outro cuidado deve ser tomado: alguns desses modelos possuem uma autonomia pequena, que pode ser insuficiente para aspirar ambientes grandes.
Seu aspirador também precisa ser limpo
Assim como qualquer outro equipamento da sua casa, seu aspirador de pó também precisa de uma manutenção mínima e isso inclui sua limpeza. Uma rotina básica se faz necessária para a vida útil do produto. Caso seu modelo tenha um saco de tecido, será necessário lavá-lo ao menos uma vez por semana. Caso utilize filtro de papel, você deve seguir a frequência indicada no manual do equipamento.
Nunca utilize seu aspirador deixando chegar à capacidade máxima, isso pode aumentar o consumo de energia e até danificar o equipamento. Sempre consulte o manual para fazer o melhor uso possível do seu aspirador de pó.
Vimos algumas dicas valiosas para você saber comprar a melhor opção possível de aspirador, mas tudo vai depender de cada caso, cada pessoa, cada ambiente, portanto esse artigo pode ser interpretado de diferentes formas e levar a diferentes escolhas. Esperamos que tenha sido uma leitura útil para a escolha do seu equipamento!