Com o passar dos anos tornou-se mais comum a compra de cozinhas planejadas em decorrência da significativa diminuição do tamanho dos imóveis e também devido à mudança de paradigmas e necessidades dos clientes de uma forma geral. Hoje, muito mais pessoas podem transformar em realidade suas ideias de decoração -desde que tenha orçamento para tal-, acrescentando um toque ainda mais único a sua cozinha e evitando a previsibilidade da cozinha modulada, a opção mais em conta.
Cozinha Planejada e Cozinha Modulada
A diferença entre a cozinha planejada e a modulada é uma das dúvidas mais recorrentes entre os consumidores de móveis, causando confusão em algumas pessoas. No entanto, podemos afirmar que a diferença evidente entre a cozinha planejada e a modulada é que a primeira é totalmente concebida pelo cliente em todos os aspectos, enquanto a segunda, são módulos já fabricados, ficando a cargo do consumidor apenas a escolha dos módulos que mais lhe agradem e a tarefa de “encaixá-los” na cozinha da melhor forma. É bom que se diga que a cozinha planejada também é feita de módulos, só que idealizados pelo consumidor.
Como é totalmente planejada, aproveita 100% do espaço reservado para os armários. O restante também é planejado, ou seja, a cor, o acabamento, o material etc. O consumidor define o desenho com um projetista, e um marceneiro constrói os módulos. Portanto, é necessária a contratação de dois profissionais para a execução do projeto, além dos custos com material. Normalmente, existem lojas especializadas com pessoal capacitado à disposição.
Processo de fabricação da cozinha planejada e de móveis planejados em geral:
Primeiro, o cliente define o desenho do móvel, já no interior do espaço, com o projetista, levando em consideração as dimensões do ambiente, relação com outros móveis e características gerais. O resultado final é apresentado através de um projeto 3d, elaborado em softwares desenvolvidos especificamente para o trabalho. Definido o projeto, o cliente deve comprar o material a ser utilizado para que a loja especializada inicie a construção do móvel.
O projeto da cozinha planejada deve ser feito combinando as necessidades e gostos pessoais do cliente ao espaço a ser utilizado. Também, deve-se considerar a movimentação das pessoas, bem como as medidas corretas de bancadas e eletrodomésticos.
- De início, faça as medições necessárias, desenhando um esboço da cozinha que deseja, sem se preocupar com a qualidade do desenho, certificando-se apenas de incluir as características da estrutura e as protuberâncias.
- Indique as portas e janelas existentes, os ralos, interruptores e tomadas elétricas.
- Defina o tipo de cozinha desejado: cozinha grande, cozinha compacta, cozinha em L, cozinha em U, cozinha em G. Balcão para o breakfast ou mesa. Cozinha tradicional em um cômodo ou cozinha aberta. Qual a altura da bancada? Os integrantes da família são altos, baixos, altura média?
- Agora, você pode selecionar os móveis: armário inferior; armário inferior de canto; armário de parede; armário de parede de canto; armário aéreo; armário aéreo de canto. Eletrodomésticos, suas alturas e cumprimentos. Defina o design da cozinha as cores e os tipos de materiais dos móveis.
Cozinhas Planejadas Pequenas
O aproveitamento e otimização do espaço é um dos principais desafios enfrentados pelas pessoas no dia-a-dia familiar, visto que, como dito anteriormente, o espaço interno dos imóveis modernos vem decrescendo consideravelmente, sendo motivo de interesse constante dos projetistas modernos a organização do espaço e o planejamento, aliados ao aspecto visual.
Na cozinha, uma das partes mais importantes da casa, a racionalização do espaço se torna ainda mais importante e as cozinhas planejadas pequenas, quando projetadas de maneira inteligente, integrando, por exemplo, a bancada ao fogão embutido, ou ajustando a geladeira ao desenho do armário, provocando uma harmonia funcional e que agrade aos olhos, propiciam, ao mesmo tempo, economia de espaço, estética e praticidade.
Portanto, no processo de planejamento de sua cozinha de espaço reduzido, certifique-se de tirar as medidas corretas, já que cada centímetro é importante. As cozinhas em “L” e as cozinhas lineares são os modelos preferidos para projetos de cozinhas pequenas.
Cozinha Planejada Pequena com Bancada
Influenciados pelos inúmeros programas de culinária televisivos, também por plataformas de compartilhamento de vídeos, como o “YouTube”, mais pessoas vem se aventurando a cozinhar e preparar as comidas da moda, como hambúrgueres artesanais, receitas fitness do momento etc. Neste contexto, as bancadas proporcionam melhor praticidade no manuseio dos utensílios e dos ingredientes.
Ao planejar a cozinha com bancada, pode-se optar pelo formato de cozinha paralela, onde duas bancadas são instaladas uma de frente para a outra. O formato linear não é muito indicado para quem gosta de cozinhar, pois oferece pouco espaço para manuseio de alimentos. Outros formatos com bom espaço para preparação de receitas é a “ilha”, onde o balcão fica situado no meio da cozinha, às vezes integrado ao fogão, e o formato em “U”. Porém, por se tratar de uma cozinha pequena, a conversa com o projetista pode se tornar mais longa, já que os formatos de cozinha mencionados – ilha e U – são mais indicados para espaços maiores.
A Cozinha Planejada Americana
Existe um tipo específico de cozinha com bancada que é também conhecida no Brasil como cozinha americana, e é assim denominada porque é muito comum nos Estados Unidos. É a cozinha “aberta”, pois não há parede separando-a da sala de jantar ou da sala de estar, possibilitando um ambiente mais intimista, com a interação de quem estiver cozinhando com as pessoas na sala de estar.
Esta cozinha é muito encontrada em apartamentos pequenos, devido à maior otimização do espaço, e produz também um clima descontraído no recinto, já que, posicionando-se algumas cadeiras ou bancos de forma adequada e acrescentando outros acessórios, pode-se criar uma atmosfera de barzinho e, por essa razão, esse tipo de cozinha faz muito sucesso entre jovens solteiros ou que dividem apartamentos.
A cozinha planejada americana também pode ser configurada, substituindo-se a bancada por uma mesa de jantar ou combinando os dois móveis. As bancadas podem ser de madeira, vidro, mármore, granito, outros materiais ou da combinação desses materiais.
Cozinha Planejada com Ilha
A cozinha com ilha é um tipo de cozinha que também pode ser utilizada como meio de separação entre a cozinha e a sala e, portanto, pode ser igualmente chamada de cozinha americana. Em algumas destas bancadas são embutidos fogões ou cooktops fazendo com que o cozinheiro enquanto prepara a refeição interaja com quem estiver sentado ao balcão.
É muito importante, no projeto para elaboração deste tipo de cozinha planejada com ilha, ter atenção com as dimensões do espaço, pois ao se instalar a bancada ou a mesa no centro da cozinha e os armários ao redor, a circulação das pessoas em volta da bancada deve ser calculada com minucia para que se obtenha um ambiente o mais harmônico possível, bem como para evitar incômodos e congestionamentos desnecessários em sua cozinha.
Você pode planejar sua cozinha com ilha em vários estilos: Com mesa em desnível, com equipamentos embutidos, com bancada alta, de mármore, de madeira, pode utilizar a mescla de cores ou optar por uma cor predominante. São muitas as opções.
Cozinhas Planejadas Modernas
A organização da cozinha de forma detalhada com o intuito de torná-la aprimorada e funcional, sem perder a estética, representa a qualidade fundamental da cozinha moderna, já que simplifica, acelera e potencializa o trabalho na cozinha, otimizando o espaço e incrementado seu rendimento.
A concepção de cozinha moderna abrange também o modelo de cozinha aberta ou americana, pois contem em si o conceito de espaço social, com interação entre as pessoas devido a integração da cozinha com a sala de visitas.
Do mesmo modo, a alta tecnologia e a inovação de produtos e materiais existentes nos tempos modernos estarão sempre presentes nas cozinhas planejadas modernas, aumentando e transformando ainda mais a comunicação, não só entre as pessoas, mas também entre os indivíduos e os equipamentos da própria cozinha de modo geral.
Panelas elétricas, cooktops, multiprocessadores, cafeteiras, geladeiras inteligentes, fritadeiras. A variedade de eletrodomésticos e eletroportáteis é grande, equipamentos que oferecem comodidade e praticidade e ainda complementam o visual do ambiente.
Cozinha Planejada Preço
O principal atrativo que gera nos consumidores o desejo de construir uma cozinha planejada é a possibilidade de personalização da cozinha, dando ao cômodo um caráter único e pessoal. Por outro lado, o que mais afasta os clientes deste sonho é o preço.
Em média, o valor total despendido na concepção de uma cozinha planejada pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 50.000,00, podendo oscilar para mais ou para menos, dependendo do metro quadrado.
Os fatores que influenciarão no preço são o tipo de móveis e materiais utilizados, MDF, MDP, inox. Se houver bancada, será de mármore, madeira, granito ou de outro material. Será utilizado vidro no projeto? Qual o modelo das pias e das torneiras? E a metragem, quantos metros quadrados de cozinha?
Esses são os principais aspectos que compõem os custos desse projeto, além, é claro, dos custos relacionados à mão de obra especializada, ou seja, projetistas e marceneiros, o que faz com que uma cozinha planejada, mesmo as pequenas, seja um produto destinado a um público com poder aquisitivo mais elevado.