Categories: Móveis de Cozinha

Cozinha Compacta ou Cozinha Completa? Uma Análise Compacta, porém Completa.

 

O mercado imobiliário pode ser brutal. Em algumas cidades, o m² é tão disputado que um simples apartamento chega a valores absurdos. É por isso que é cada vez mais comum apartamentos e demais tipos de residência com tamanhos pequenos. Mas apenas diminuir os lares das pessoas não é o bastante para viabilizar o mercado imobiliário, é necessário um contrapeso que permita que pessoas vivam em residências pequenas com algum conforto. E é a partir desta necessidade que nasceu a chamada cozinha compacta. Trata-se de uma cozinha onde os armários são projetados para poupar espaço. Quando se fala em uma cozinha completa, estamos falando de um tipo de cozinha onde o espaço não é necessariamente um problema.

A cozinha completa não necessariamente negligência o espaço usado, mas não tem o mesmo como foco. No caso de uma cozinha compacta, os armários são planejados para poupar espaço e caber especificamente na cozinha em questão. Portanto, é importante entender que muitas vezes a resposta para a pergunta “Cozinha completa ou compacta?”, não é uma questão de gosto pessoal, mas uma questão de necessidade. Algumas pessoas simplesmente não podem optar por uma cozinha completa, mas isso não quer dizer que não podem contar com um espaço estiloso e bonito como cozinha, já que os armários da cozinha compacta são feitos não só para poupar espaço, mas também para contribuírem na formação de um ambiente agradável.

A Cozinha Compacta

Agora que você já tem uma noção básica do que é uma cozinha compacta e uma cozinha completa, vamos nos aprofundar no assunto. Começando com a cozinha compacta. O termo “cozinha compacta” pode dar a impressão que estamos falando de mais do que realmente é. A verdade é que se trata dos armários, não é sobre o formato da cozinha, mas sobre os armários em questão. E o que há de especial nesses armários? Eles são planejados em tamanho reduzido especialmente para aproveitar todo o espaço disponível, não chegam a ser um armário de cozinha pequeno, mas é compacto. A vantagem deste tipo de cozinha é justamente a questão do espaço, você muitas vezes pode guardar todos os seus itens de cozinha, talheres, louças, panelas e etc. em um ambiente bastante pequeno.

 

Cozinha Completa Compacta Madesa Emilly com Armário e Balcão Preta

 

A segunda vantagem é o visual interessante. Algumas pessoas podem imaginar que se trata de um amontoado de armários, mas não é bem assim. Quando se fala em armários planejados, não queremos dizer que são unicamente planejados para poupar espaço, eles também são feitos para terem um visual incrível. Outra vantagem é que mobiliar uma cozinha compacta geralmente sai mais barato. A desvantagem deste tipo de cozinha é que você não vai ter muita liberdade de movimento, o espaço é limitado e os armários nem sempre vão ser o bastante para caber tudo. 

 

Para saber mais, confira aqui os 10 Melhores Armários de Cozinha Compacta de 2021

A Cozinha Completa

Já as cozinhas completas não tem uma preocupação tão grande com o espaço. Elas podem existir em três formatos, são eles: formato “L”, formato “u” e formato reto. Uma cozinha completa geralmente é mobiliada com produtos modulares, o que quer dizer que eles podem ser distribuídos no ambiente de forma mais livre e independente. A desvantagem de uma cozinha como essa é que geralmente vai sair mais caro preencher todo esse espaço disponível com armários enormes e resistentes.

 

Cozinha Completa Madesa Emilly com Armário e Balcão

 

O que difere uma cozinha da outra?

A cozinha compacta é sinônimo de armário pronto, feito especialmente para poupar espaço. A cozinha completa pode ou não usar imóveis modulares, mas não tem necessariamente uma preocupação com espaço, ela pode existe em vários formatos, sendo os mais comuns: “L”, “U” e “reta”.

Cozinha Completa

Tipos de Cada Cozinha

A cozinha completa se destaca por existir em três formas, são elas “reta”, “L” e “u”. Vamos conhecer melhor cada uma dessas formas. Começando pela cozinha em L, este tipo também é chamado de formato básico, o fogão e o forno ficam em uma extremidade, enquanto que a geladeira fica na outra extremidade. No centro nós temos a bancada e a pia. A cozinha em L é ideal para adicionar outros espaços, por exemplo a “ilha”. Em uma cozinha, a ilha é uma mesa que fica a uma distância razoável da geladeira e fogão, é necessário bastante espaço para que isso seja viável. A cozinha em L também se encaixa perfeitamente com uma churrasqueira. Quando se fala de uma cozinha externa, é possível uma churrasqueira e ilha combinada.

A cozinha em U em bastante simples de entender. Você tem a entrada e os outros três lados formam a cozinha. É ideal para quem tem um espaço mais fechado como cozinha, um espaço que lembra um quarto. A cozinha em U se destaca por se encaixar com qualquer estilo, seja clássico, retrô ou moderno. Algumas pessoas acreditam que é necessário bastante espaço para viabilizar este tipo de cozinha, mas com a ajuda de imóveis planejados, já foi provado que é possível chegar em resultados satisfatórios.

 

Cozinha Completa Madesa Reims 310001 com Armário e Balcão – Preto/rustic

 

A cozinha reta é a mais simples de entender, trata-se de apenas uma parede. Isto é, todos os itens da cozinha estão com as costas voltadas para uma única parede. É o tipo de cozinha ideal para economizar espaço. Também é bastante comum a utilização de uma ilha junto com este tipo de cozinha.

Os Estilos de Cozinha 

Há três estilos de cozinha que vamos apresentar aqui, são eles o clássico, retrô e o moderno.

Cozinha clássica: É muito mais do que imóveis com aparência antiga, é uma celebração do passado. A cozinha clássica é uma tentativa de replicar o que tínhamos há alguns séculos, mas para que isso seja feito corretamente, é necessário materiais de qualidade que passem a impressão de serem de outra época ao mesmo tempo que são capazes de oferecer resistência. Alguns exemplos de imóveis em uma cozinha clássica seria o armário de madeira, ou o armário branco, uma ilha/mesa de madeira com cadeiras do mesmo material.

Cozinha retrô: A cozinha retrô pode ser confundida com a cozinha clássica, isso quando conhecemos apenas os nomes. A verdade é que quando vemos uma cozinha clássica e uma cozinha retrô é facilmente perceptível que são duas coisas bem diferentes. Sem recurso visual, podemos diferenciar as duas cozinhas da seguinte forma: A cozinha clássica é uma réplica das típicas cozinhas de alguns séculos atrás, enquanto que a cozinha retrô é uma réplica de uma cozinha típica de algumas décadas atrás. Isso não quer dizer que você vai encontrar um fogão a lenha na cozinha clássica, estamos falando do visual e não necessariamente dos itens dentro dela. As cozinhas dos anos 80 e 90 tem um certo charme inigualável, não é à toa que há tantas pessoas tentando replicar atualmente. A cozinha retrô tem duas características essenciais: móveis e revestimentos coloridos e pouca tecnologia nos eletrodomésticos.

Cozinha moderna: Não há muito segredo sobre a cozinha moderna. Trata-se de possuir os melhores recursos no que diz respeito aos móveis e acessórios. O design também deve seguir as tendências atuais ou até apresentar um visual futurístico. Em uma cozinha moderna não há espaço para o fogão, em vez disso temos o cooktop, um eletrodoméstico com bocas de fogão, mas sem o tradicional forno na parte de baixo. Os eletrodomésticos geralmente são embutidos o que acaba economizando espaço.

 

A Capacidade de Armazenamento das Cozinhas

As cozinhas completas geralmente tem uma capacidade de armazenamento maior por uma questão bem simples, há mais espaço para colocar itens que servem para armazenamento, isto é, há mais espaço para colocar armários. Entretanto, isso não quer dizer que as cozinhas compactas não podem fazer um excelente trabalho de armazenamento, muito menos que a cozinhas completas vão sempre ser ótimas para armazenar itens. Pegue uma cozinha completa moderna por exemplo, ela pode ser projetada para dar prioridade há vários eletrodomésticos, o que reduz sua capacidade de armazenamento. Enquanto que uma cozinha compacta pode ser projetada com foco nos móveis de armazenamento. No final das contas, a capacidade de armazenamento depende tanto dos detalhes do projeto tanto quanto do tipo de cozinha em questão.

Cozinha Compacta Madesa Emilly Com Armário e Balcão

 

Conclusão

Bom, esse foi um pequeno resumo das principais características das cozinhas atuais. A verdade é que as cozinhas são muito mais complexas do que este artigo pode apresentar. Há inúmeros tipos de design, bem como combinações e tipos de armários de cozinha que vão além do que podemos apresentar. É fácil entender isso, afinal, não há nada que obrigue as pessoas a adotarem as características que apresentamos aqui. Se um proprietário quer uma cozinha com armários clássicos e eletrodomésticos de última geração, quem pode impedi-lo? Mas se você é do tipo que não gosta de apostar e tentar seguir os caminhos mais seguros, adotar os tipos e estilos apresentados aqui é uma ótima maneira de obter o resultado esperado. 

guiacozinha

Recent Posts

A Evolução da Cozinha

Poucos lugares em uma casa são tão importantes ou simbólicos para nossos laços sociais do…

3 anos ago

Aprenda Tudo Sobre a Cozinha Planejada, Antes de Optar Por Uma

Com o passar dos anos tornou-se mais comum a compra de cozinhas planejadas em decorrência…

3 anos ago

O Que é Uma Cozinha Americana? Saiba Tudo!

Em design de interiores, uma cozinha americana, cozinha aberta ou cozinha de conceito aberto é…

3 anos ago

Vai Comprar Armário de Cozinha Preto? Veja as Dicas

A sabedoria convencional sugere que o armário de cozinha preto deve ser reservado para cozinhas…

3 anos ago

Armário de Cozinha Preto e Branco: Ousadia ou Simplicidade?

Modismos vêm e vão, mas a mistura básica de preto e branco nunca saiu de…

3 anos ago

Armário de Cozinha Branco: Prós e Contras

Se você estiver se preparando para fazer uma reforma na sua casa ou tentando a…

3 anos ago